segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Forças sírias Mova para ocupar Central Hama


Forças sírias se mudou para a praça principal no centro de Hama ontem, após bombardear a cidade pesadamente. O movimento visava tomar o controle do site que é o lar de alguns dos protestos mais veementes e maior contra o presidente Bashar al-Assad. De acordo com aqueles que testemunharam os acontecimentos de ontem, mais de 90 pessoas foram mortas em Hama desde que a violência eclodiu no último domingo em uma tentativa de domar a cidade. É o mesmo local onde em 1982 um massacre de rebeldes anti-governamentais ocorreu.

A Segurança das Nações Unidas condenou firmemente o movimento, embora nenhum plano específico foi apresentada para lidar com a situação. O impulso para o centro da cidade ocorreu simultaneamente com o início do julgamento do ex-presidente egípcio, Hosni Mubarek. Afirmou um morador de Hama do resultado dos ataques, "Todas as comunicações foram cortadas. O regime está usando o foco da mídia sobre o julgamento Hosni Mubarak para terminar Hama". O mesmo homem local disse que as unidades militares, apoiados por tanques e pára-quedistas, mudou-se para o centro da cidade e também foram unidos por uma milícia local conhecido como "shabbiha."

Em os EUA, o presidente Obama não deixou dúvidas quanto à sua opinião sobre o assunto. Voz da Casa Branca Jay Carney disse em comunicado que "a Síria seria um lugar melhor sem o presidente Assad." Na Turquia, onde funcionários do governo têm crescido relativamente perto de Assad nos últimos anos, uma condenação era iminente, assim, como vice-primeiro-ministro turco Bulent Arinc disse, "Im dizendo isso em meu nome, o que está acontecendo em Hama hoje é uma atrocidade. Quem carrega este não pode ser nosso amigo para fora. Eles estão cometendo um grande erro. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário